"Lutar para vencer, coragem para mudar", foi com essa mensagem que a Chapa 1, composta por Yana Mara e Gustarferson venceu a Eleição do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Rui Barbosa 2018.
De um total de 270 alunos aptos a votarem, compareceram à urna 214. A chapa vencedora, Chapa 1, obteve 137 votos e a segunda colocada 71 votos, dois votos em branco e seis nulos.
Como numa eleição de verdade os correligionários da chapa vencedora fizeram muito barulho na comemoração da vitória.
Fazendo uma análise mais profunda, podemos observar trés fatos interessantes sobre eleições em nosso país.
O primeiro é que , o que se ouvia pelos corredores, indicava um alto índice de abstenção, maior ainda do que aconteceu.
Segundo, a linguagem utilizada pelas chapas concorrentes eram opostas, ou seja, Chapa 1 falava a linguagem do aluno mais comum, sem muito compromisso e a Chapa 2 utilizava uma comunicação mais elitizada na colocação de suas propostos. Com este desenho de campanha observa-se que o populismo ainda está em alta.
E por último, uma regra imposta pela Comissão Organizadora da Eleição dizia que "o aluno que não votar pode ter problemas interno da Unidade Escolar", tirando assim o direito do voto facultativo. O que fez com que o numero de abstenção não fosse ainda maior. Concluímos então, que se o voto não fosse obrigatório no Brasil poucos votariam.
A abstenção foi de 56 votos, cerca de 25% do alunos aptos a votarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário